sexta-feira, 10 de julho de 2009

A temática homossexual no comercial de TV.

No Brasil quase não se vê anúncios em mídia eletrônica (comercial de TV) que se utilize de temática homossexual.
Quando são criados anúncios com a temática, a tendência é uma linguagem sutil que às vezes torna-se ambígua (o destinatário entende como quiser). Se a publicidade ‘cria’ um ‘mundo ideal’, onde todos são felizes como num comercial de margarina, fica claro o quanto ainda somos conservadores, pois o mundo ideal refletido em comerciais de TV não possuem homossexuais.
Produtos e serviços que querem trabalhar com esse segmento de mercado trabalham de uma forma que não corram risco de perder outros clientes. Assim sendo só há uma linguagem explícita se o veículo utilizado se direcionar ao público homossexual exclusivamente. Há anúncios do começo do século passado onde há menos sutileza que anúncios atuais.
Naomi Klein, autora do livro Sem logo-A tirania das marcas de um planeta vendido, editora Record, diz que as empresa adotam a postura de direcionar suas estratégias de marketing para o público gay muito mais por uma necessidade mercadológica do que por consciência social.
Embora ache que um boom da publicidade sobre o tema serviria para se discutir mais o assunto, haveria também uma disseminação da forma caricaturada da temática como a grande maioria dos anúncios são criados.
A visão estereotipada do tema só difundi mais ideias preconceituosas, não ajudando em nada numa aceitação da questão.
Quanto a mim como estudante de publicidade e espírito libertário (lesbertário) se fosse trabalhar o tema, trabalharia sem deixar de atender as necessidades dos meus clientes, mas expondo de forma real o universo homossexual e suas nuanças, sem maquiagem ou enfeites.

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