segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cassandra Rios

A escritora Odete Rios (1932-2002) que usava o pseudônimo de Cassandra Rios tinha como temática dos seus livros o lesbianismo e suas variantes.
Embora a forma com Cassandra descrevesse as mulheres e seus relacionamentos homoafetivos fossem estereotipados (uma das causas das criticas que sofre até hoje), não se pode deixar de admitir o que ela foi para a literatura e para os movimentos; uma desbravadora.
Talvez fosse uma estratégia esse recurso narrativo escolhido por Cassandra, pois até então não havia menção da temática qualquer que fosse o meio (impresso, rádio ou TV).
A homossexualidade masculina já era tema na literatura quando surge o primeiro romance com a temática lésbica de alcance nacional, o primeiro livro de Cassandra, (com 16 anos) “A volúpia do pecado” em 1948.
Nos seus livros Cassandra discutia a procura da posição homossexual na sociedade, muito antes dos Movimentos que passaram a se organizar a partir de 1978.
Fica claro que a estratégia deu certo, pois apesar de 36 dos seus quase 50 livros ficarem proibidos ate 1974, ela chegou a vender 300.000 copias em um ano.
Marcelo Rubens Paiva diz que para entender Cassandra Rios é preciso entender sua época e ambiente.
A partir de Cassandra a existência ficcional da lésbica passou de simples figurante a protagonista de historias
Ela foi pioneira ao construir uma identidade homossexual feminina (embora distorcida) na literatura.
Se contra tem-se seu estilo, a favor tem-se a temática escolhida por ela que era transgressora e bastante original para época.

fonte: Piovezan, A. Amor romântico x Deleite dos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário