quarta-feira, 17 de março de 2010

Transcidadania

O "transexualismo" não é mais visto como doença mental pelos franceses .
A França tornou-se o primeiro país a romper com o compêndio organizado por psiquiatras americanos e seguido pela OMS, no qual o "transexualismo" é classificado como "transtorno de identidade de gênero" enquadrado na categoria das "disfunções sexuais"
Então agora por lá nada de "transexualismo" e sim transexualidade.
A decisão francesa é um avanço, uma verdadeira lição de "transcidadania".

3 comentários:

  1. Luly belinha:

    Agora que associei o nome à pessoa, imagine sou distraída, que bom,Um abraço.Obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog...É muito bom saber que é possível encontrar literatura de qualidade na net!

    Sobre o post, acho um absurdo que a maioria das pessoas associem homosexualidade a doença...

    bj

    ResponderExcluir
  3. Que pôôoo-xaaa! Na obra O Fenômeno Humano, Pierre Teilhard de Chardin, um dos maiores antropólogos (e teólogo, e sábio, e polímata, e desprendido - pasme, era jesuíta) que o mundo já teve, diz que a humanidade passa, sob o prisma antropológico, por três fases principais: na primeira, que ele chama de Biosfera, os seres se apegam à sobrevivência, pelo que estão numa fase muito atrasada, ainda - agrária, selvagem, de matança, disputa. Na segunda, a da Noosfera, já estão de domínio da inteligência (e não necessariamente de algum sentimento moral muito elevado, não), das grandes conquistas bélicas, pensadas, nascimento de notáveis civilizações, construções, armamentos, etc. Finalmente, entrar-se-ia na Holosfera, a esfera da razão (mais que inteligência, mas sentimento, moral, entendimento).
    Pelo que tenho visto, a maioria da população ainda está na Biosfera (ele mesmo previu isso, o Autor). Na Noosfera os maiores crimes foram cometidos. O período de trevas, inquisição, tudo isso foi engendrado pela inteligência. O 'maleus maleficarum'... ai de nós! E raríssimas pessoas chegaram à Holosfera. Dá até pra imaginar quem são: Madre Tereza, Irmã Dulce, Albert Schweitzer, Gandhi e até alguns religiosos.
    Quando vejo o ser-humano julgar o ser-humano (é que eu preferiria ser julgado pelos animais) pelo sexo, acho que os poderes políticos do mundo todo ainda estão na Biosfera, e alguns políticos isolados, que talvez estejam conseguindo agora ganhar alguma força, alguma notoriedade, já estão na Noosfera e com um pezinho na Holosfera.
    Falta muito, contudo. Falta muito.
    Xoparar de falar, que já escrevi demais.

    ResponderExcluir